quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SEM NOVIDADES



A falta de água que assola a comunidade de Pau Brasil, fez com que suspendessêmos às aulas na Escola Municipal Professora Clóris Trigueiro Peixoto nos dias 29 e 30 de novembro. 
As últimas gotas de água armazenadas na escola se esvaíram nas primeiras horas do dia de hoje, tornando inviável qualquer intenção de funcionamento. Porém a reunião com os pais dos alunos do turno matutino fica mantida para amanhã dia 30/11.
Nas próximas semanas, seguiremos o Calendário de Avaliações, preparação das cadernetas e processo de recuperação, que foi divulgado neste blog, disponível na sala dos professores e, referendado por todos em reuniões realizadas. 

A Direção

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CALENDÁRIO DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2012




Turno Matutino
30/11 – Reunião com os Pais
03/12 a 07/12 – Reforço
14/12 – Entrega das cadernetas

Turno Vespertino
30/11 – Encerramento das aulas
03/12 a 07/12 – Avaliações do  4º Bimestre
10/12 e 11/12 – Recuperação Final
14/12 – Entrega das Cadernetas

Turno Noturno
30/11 – Encerramento das Aulas
03/12 – Confraternização com os alunos

Obs.: o não cumprimento das datas de entrega das cadernetas implicará em transtornos na elaboração das Atas, perante a Secretaria de Educação e, a Inspeção Escolar.

A Direção

terça-feira, 20 de novembro de 2012

REFLEXÕES AO ACASO

A Filosofia é a mãe de todas às Ciências. Partindo por esse prisma, podemos questionar tudo, todos, mas, com parâmetros lógicos e ponderados. Exemplifiquemos.
O fato de uma pessoa ser Juiz, não lhe é dado o direito de sair interrogando e nem julgando nenhum cidadão indiscriminadamente. Possuir um carro importado não tira o direito de quem tem uma moto de transitar pelos mesmos lugares, de estacionar, de usufruir das estradas. 
Em um primeiro momento, esta postagem pode parecer muito agressiva, mas, agressiva pode ser o dia a dia, a traição de quem deveria cuidar, o reclame de quem poderia fazer, a sinceridade dos hipócritas, bem como a verdade de um desacreditado. 
A pior morte é a de quem ainda está vivo; de quem pode fazer algo significativo, pelo menos para si. 
"Lembrar que logo vou estar morto é a ferramenta mais importante que eu já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo, toda a expectativa alheia, todo o orgulho, todo o medo de dificuldades ou falhas, tudo simplesmente some em face da morte, deixando apenas o que é realmente importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que conheço para evitar a armadilha de achar que tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração. (Steve Jobs)
Muitas vezes um homem nu, está mais vestido do que um rico homem.
Mais uma vez quero sugerir que falamos com a boca e entendemos realmente com o coração. 
A escola Municipal Clóris Trigueiro Peixoto não pode e, não deve servir de refém de quem não sabe qual direção seguir; de quem não sabe o real valor da Educação, que hoje é vista como uma obrigação e não necessidade vital. Hoje, parte da Educação brasileira se transformou em moeda de troca, em manter o cidadão com a "cuia" na mão, sem perceber a realidade ao seu lado. Percebi que a cada dia me torno pequeno diante de um Mundo cada vez maior em complexidade, mas, diminuto em honestidade. "Puxar o saco", não compete aos que enxergam um pouco além do seu nariz, não leva ao longe, não constrói caráter, não edifica o espírito, mas, aprisiona o indivíduo a um sentido vazio; pobre em argumentos, imprestável ao caminhar soluto, indivisível para a essência humana.
Tenho certeza de esta postagem será a maior já publicada, tanto em quantidade, quanto em sentido. Que a hipocrisia fuja aos nossos afazeres, pensamentos e atitudes. Que sejamos antes de Educadores, Seres Humanos, qualificados na Universidade da Vida, Pós Graduado na Vontade, Doutor em Lealdade e, PHD em Humanidade.
Termino a postagem perguntando: quem faz a escola Professora Clóris Trigueiro Peixoto? Quem a zela e faz ganhar sentido? Ser Diretor ou Diretora, Coordenador ou Coordenadora, Professor ou Professora, Funcionário ou Funcionária, nada disso tem valor se antes não existir princípios, que vão muito além das religiões, das crenças. Ninguém pode julgar ninguém sem antes ter vivido a realidade de quem é julgado. 
Estamos chegando ao final de mais um Ano Letivo. Final que gera muitas dúvidas, pois temos dúvidas sobre as diretrizes finais para a Educação de São José de Mipibu em 2012. Mas façamos o melhor, sempre, pois como afirmou Steve Jobs, já estamos nus, e não há razão para não seguir seu coração. Sorte, Sempre!!!

Walney Gondim (Vice-diretor)




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

OBRAS NA ESCOLA

Como já é sabido, a Escola passa por obras de reforma. A antiga Sala dos Professores será a Sala Multifuncional, e vice-versa. Por isso, pedimos a compreensão dos Professores e Funcionários, já que todos serão beneficiados com as melhorias.
Acreditamos que já na próxima semana, toda à reforma seja concluída. 
Obs.: a partir de hoje (20/11/2012) haverá aula nos três turnos. 

A Direção

domingo, 18 de novembro de 2012

FALTA DE ÁGUA II

Conforme a última postagem, o abastecimento de água na Escola e em parte da Comunidade ainda não foi normalizado, consequentemente, a bomba ainda não foi consertada. 
Até o dia de hoje (18/11/2012), no período noturno, em contato telefônico, a falta de água persistia e, nem a bomba de água consertada. Portanto, amanhã (19/11/2012) não teremos aula.
Aguardamos a normalização do abastecimento de água, para que a Escola possa ter condições de pleno funcionamento.
Obs.: internamente, concluiremos trabalhos burocráticos e os retoques finais das obras de acessibilidade. 

A Direção