quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O QUE PENSO SOBRE LIBERDADE

Falamos muito em liberdade, ou então, em sua conquista. Associamos muito liberdade com voo; logo, chegaremos à constatação de que os pássaros são livres. Podemos nos enganar, pois existem pássaros que estão em gaiolas, portanto, não voam e, por consequência não são livres. 
Liberdade ou liberdades são momentos humanos, construídos ou recebidos partindo do princípio de que estou mais feliz do que outra pessoa. Em suma, toda a felicidade reside no EU.
Pois bem, se voar é sinônimo de liberdade, na época da escravidão, nenhum escravo era livre. Enganam-se os que pensam que corrente é o antônimo de liberto. O mais escravo dos escravos era livre, pois usou do seu pensamento para conquistar muitas Casas-Grandes, destruir Senzalas, conquistar muitas terras e voltar para de onde foram arrancados. No momento em que digito (tenho curso de datilografia), sou livre em criar parágrafos, fatos, fingir-me de angustiado e injustiçado e até feliz. Talvez esteja fornecendo pistas para uma pseudo liberdade, que foi adquirida com o passar dos anos, mesmos que hoje eu esteja em busca dela. Estou debruçando-me em livros de Filosofia, buscando uma resposta que jamais terei, pois sou fazedor de histórias, mesmos as mais loucas, desfrutadas apenas por mim. 
Gostaria de ser mais claro e objetivo, mas a vida não nos sugere isso. Então sejamos clássicos e poetas, monstros que encorajam crianças e covardes que amedrontam adultos. Vamos ser Humano, sombrios como uma noite em que a Lua se mostra presente, e claro ao meio da tarde. Sejamos hipócritas, mas sejamos. Façamos tudo valer apena, tudo, mesmo que tudo indique que não vale apena. Voa Liberdade, vai à busca dos conflitos humanos, para que, eu, humano, possa tentar resolver ou abraça-los. Se não conseguirmos ficaremos felizes, pois descobriremos que somos falhos e limitados, como a maior essência do Ser Humano, a pobreza da alma, que hora nos enaltece, ora nos destrói.
Talvez seja isso o que buscamos, a fortaleza na fragilidade, o alvo onde a flecha não alcança, ser escravos livres de pensamento, mesmo que as marcas do chicote delimitem a fronteira entre o choro e o canto da boca, pela qual a lágrima percorre.
Gostaria de deixar, uma música de Jessé, Voa Liberdade, para quem sabe, ser mais claro.

Walney Gondim



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

RELATO DE UM CONSULTÓRIO


Ontem, dia 21/08/2012, estive em um consultório médico. Durante a consulta, que durou aproximadamente 45 minutos, já que o Médico preparava um novo laudo para a minha situação de saúde, pude observar com mais atenção à vasta biblioteca que estava disponível no consultório. Imaginem mais de 1.000 livros, dos mais variados temas, editoras e autores. Pude percorrer a grande livraria que se mostrava diante dos meus olhos, tocar os livros e até folheá-los. Naquele momento, tive orgulho de ser Professor, de ter tido a oportunidade de ler muitos livros, assim como os da biblioteca, de diversos autores e temas. Para a minha surpresa, embora elaborasse um documento muito importante, para mim e para ele, o médico (vou resguardar o seu nome), interagiu comigo, quando em minhas mãos pousava um livro sobre Comportamento Humano. Disse-me o médico "as palavras contidas neste livro, não valem nada se não nos sentirmos humanos". O Silêncio humano permeou o nosso espaço. Daí entendi que ser Humano, implica em entender o Humano por completo, respeitando-o e, acima de tudo, permitir-lhe que construa o seu espaço, livre de qualquer interferência danosa de seus pares. 
Realmente, se aprende muito em muitos cantos, mesmo nas horas na qual achamos que estamos sós. 

Walney Gondim Ribeiro


AUSÊNCIA FÍSICA DO DIRETOR

Eu, Walney Gondim, esterei ausente fisicamente da Escola no período de 20/08 à 24/08, já que me encontro tratando de problemas pessoais e, também profissionais. Isso não significa dizer que estarei alheio aos problemas da Clóris. Ações estão sendo encaminhadas, principalmente, a do PDE, cujo recursos já estão disponíveis.
Quaisquer outros problemas, Jó, Gleidson, Dona Lourdes estão prontos para resolver. 
Obs.: o meu número de celular está disponível na secretaria ou com os profissionais mencionados acima.

Walney Gondim Ribeiro (Diretor)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PRIMO RICO E PRIMO POBRE (RELEMBRAR)


Um vídeo antigo, de uma época em que fazer humor não era apelação sexual. Trata-se do tempo em que o Brasil era "colônia" do FMI, e que "rasgar dinheiro" era uma expressão usada para distanciar cada vez mais os Ricos de "pança cheia", dos Pobres de "barriga vazia". Vale apena ver de novo ou, ver pela primeira vez. 

A Direção

NOSSO BLOG

Como toda ferramenta interativa, o nosso Blog, não deve servir apenas para informativo das atividades da Direção. Professores, Funcionários e Alunos, podem fazer uso dessa ferramenta fundamental nos dias de hoje, para sugerir. Entre essas sugestões, entrariam livros, filmes, músicas, charges, revistas, encontros, palestrantes, enfim, tudo possível que venha agregar valor ao nosso cotidiano de Ser Social, cuja missão de Educar foi escolhida por nós. Não é fácil, mas, possível. Façamos!!!!!

A Direção

PLANEJAMENTO COM AULA DE CAMPO E FEIJOADA

Amanhã, 18/08, como já divulgado com bastante antecedência, acontecerá o nosso Planejamento na Escola, que se inicializará com uma visita a Fonte da Bica (saída da Praça da Saudade às 8 horas), e em seguida, planejaremos na Clóris acompanhada por uma deliciosa feijoada. 
Obs.: O planejamento valerá por dois sábado letivos.

A Direção

REUNIÃO COM OS PAIS FOI SATISFATÓRIA

Com um comparecimento satisfatório de pais de alunos do turno vespertino (mães) à reunião ocorrida ontem 16/08/2012, foram abordados diversos assuntos referentes ao cotidiano escolar. Na oportunidade a Direção, a Coordenadora Pedagógica e professores, puderam esclarecer e ouvir sugestões e reclamações, comuns a qualquer escola ou entidade pública. Ressaltamos que a Escola não é feita somente por professores, coordenação e direção, ela constitui-se de um corpo muito mais complexo, tendo como eixo o Aluno (razão de existência da própria escola) e a Família (que perante a LDB, tem o papel de educar e garantir que o aluno tenha o melhor processo de ensino/aprendizagem).
Queremos a Família inserida no ambiente escolar, cobrando, contribuindo e acima de tudo, vislumbrando uma Escola melhor a cada dia. 
Agradecemos aos que direta ou indiretamente contribuem para que sejamos mais críticos e construtores de novos olhares e ações a cada momento. 

A Direção


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PLANEJAMENTO

Lembramos que sábado dia 18/08/2012, realizaremos nosso planejamento durante todo o dia (compreendendo dois sábados para planejamento). Iniciaremos com uma aula de campo à Fonte da Bica, com saída às 8:00h da Praça da Saudade, em seguida iremos para a Escola. Encerraremos às 16:00h.
Obs.: o almoço será oferecido aos que participarem. Toda a programação do planejamento encontra-se com a Dona Lourdes (Coordenadora Pedagógica).

A Direção

MAIS APOIO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Foi encaminhada à Escola, para oferecer apoio pedagógico, juntamente com Dona Lourdes, a Educadora Geane Bessa, que trabalhará todas às tardes, oferecendo suporte e somando aos que lá já se dedicam. Embora a Sra. Geane esteja oferecendo suporte no turno vespertino, isso não significa que ela não possa contribuir pedagogicamente para os demais turnos, afinal a união faz a força, e a força é o esforço do trabalho. 
Sra. Geane Bessa, seja bem-vinda a Escola Municipal Professora Clóris Trigueiro Peixoto.

A Direção


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FINALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hoje, 13/08/2012, precisamente às 16:31 h, recebemos a notícia de que os talões de cheques das contas corrente da Escola Municipal Professora Clóris Trigueiro Peixoto (PDE, Caixa Escolar e PDDE), junto ao Banco do Brasil foram emitidos. Após 8 (oito) meses, poderemos utilizar os recursos financeiros destinados à Escola. Embora ficássemos devendo um documento ao Setor Jurídico do Banco (Estatuto do Caixa Escolar rubricado e registrado em Cartório), o funcionário Felipe, empenhou-se em resolver as pendências que ainda existiam, principalmente, após 4 (quatro) tentativas frustradas e muitas insistências.
Queremos esclarecer que, durante toda a semana (13/08 - 17/08), estaremos realizando pagamento e resolvendo processos burocráticos, principalmente, externamente, portanto, a nossa ausência na Escola nesse período, não é justificativa para que a Escola pare de funcionar, pois, existem profissionais competentes e atuantes em suas áreas para que tudo ocorra satisfatoriamente. 
Obs.: a Secretaria de Educação foi comunicada de nossa ausência na Escola durante o período necessário para que possamos resolver todas as pendências.
Lembramos que no dia 16/08, às 16:00 h, realizaremos um reunião com os pais dos alunos do turno vespertino.

A Direção

COMUNICADO

Hoje, 13/08/2012, o Diretor e o Coordenador Administrativo-Financeiro da Escola Municipal Professora Clóris Trigueiro Peixoto, estarão resolvendo questões junto ao Banco do Brasil e serviços externos. 

A Direção

domingo, 12 de agosto de 2012