sábado, 26 de maio de 2012

PLANEJAMENTO

Dia 02/06/2012 será sábado letivo e portanto, todos devem comparecer. Estamos avisando com antecedência, pois como era de conhecimento, hoje (26/05/2012) seria sábado letivo. Lembramos que os dias parados em função da Greve estão inseridos nos Sábados.
A Direção

MERENDA PARA O EJA É NORMALIZADA

Desde o dia 24/05/2012 a merenda para os alunos do EJA foi normalizada. O motivo da suspensão da Merenda foi motivado pelos atos de vandalismo de alguns alunos, que jogaram pratos, copos e alimentos nas salas de aulas e carteiras, transformando 15/05/2012 em um dia para ser esquecido. Após conscientização em todas as turmas do EJA, o ambiente no noturno foi normalizado, assim como a merenda escolar. 
A Direção

sexta-feira, 25 de maio de 2012

GESTÃO 2012-2014

Na ausência do Diretor ou Vice-Diretor, o Coordenador Administrativo-Financeiro, e os Coordenadores Pedagógicos têm total competência para gerir e tomar decisões sobre os rumos diários da Escola.
O PPPP (Projeto Político Pedagógico Participativo) da Escola Professora Clóris Trigueiro Peixoto, já está sendo atualizado pela Coordenação Pedagógica e, brevemente será criado o Conselho Escolar, para tornar a Escola e as decisões a serem tomadas mais democráticas.
A Direção


quinta-feira, 24 de maio de 2012

ACHO QUE O MUNDO É TÃO PEQUENO, E AS AMIZADES TÃO GRADIOSAS

"Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo".

Seremos Sempre Amigos, portanto Sempre Nos Falaremos...

"Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há de lembrar".

Passaremos os Dias do "Tempo" Juntos, Portanto a Amizade Será Permanente....

"Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará".

Estaremos Sempre Juntos, Portanto Jamais Nos Afastaremos...

"Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro".

Nossos Encontros Sempre Serão Predestinados, Portanto Voltaremos Juntos...

"Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente".
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre".

...Concordo....

"Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
“A outra é acreditar que todas as coisas são milagres”.

Sempre Sou Crédula, no Amor..!!!!!!!!!!!!!!
Albert Einstein

Pode parecer que este texto de Einstein soe como uma mera utopia. Sei que fazemos muitas coisas que às vezes não pensamos. De uma coisa tenho certeza absoluta, estamos em contagem regressiva para a morte! Então celebremos a vida, em toda a sua plenitude e deixemos de nos apequenar diante das coisas que nos são trazidas. 
Ou somos um Grupo unido pelo que acreditamos; ou seremos uma lata de sardinhas, esperando que alguém nos abra e deguste o que temos de melhor, a nossa essência, mesmo que não possamos perguntar ao degustador de nós mesmo, se realmente somos saborosos, ou simplesmente fast food

Walney Gondim Ribeiro

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CHUVAS FORTES ATRAPALHAM O ANDAMENTO DAS AULAS

Segundo relato dos professores e funcionários da Escola, as chuvas que caem na Grande Natal, especialmente em São José de Mipibu hoje (23/05/2012), mostraram a fragilidade do telhado da Escola tão sofrido por arremessos de pedras e outros objetos. Infelizmente, se a chuva continuar poderemos paralisar às aulas no dia de hoje. O Coordenador Administrativo-Financeiro, Gleidson Ricardo, está na Escola registrando tudo via foto e, tomará a decisão mais coerente e sensata possível, em consonância com a Direção, visando preservar a integridade de todos os que fazem a Clóris Trigueiro Peixoto.
A Direção

domingo, 20 de maio de 2012

HOMENAGEM ÀS MÃES

Sábado, dia 19/05/2012, comemoramos o Dia das Mães. No primeiro momento, dinâmicas, um café da manhã, sorteio de brindes, palestra sobre a Saúde da Mulher. No segundo momento, informações, sorteio e entrega de brindes para todas as Mães. Ao final, uma feijoada feita com muito capricho pelas funcionárias, provando que a união faz a força. Obrigado a todos que fazem a Escola Clóris Trigueiro Peixoto.
CONFIRAM AS FOTOS



A Direção

quarta-feira, 16 de maio de 2012

TUDO EM SEU TEMPO

Ainda não estamos movimentando o dinheiro disponível para a Escola (PDE, Merenda Escolar, PDDE), pois tudo que é destinado à Escola vem da Prefeitura, mas, muitos já estão questionando a atuação da atual Gestão. Não existe nada perfeito. Caso alguém queira comprovar, uma nova Ata foi lavrada, para o reconhecimento das assinaturas e legalização para movimentação junto ao Banco do Brasil. A primeira Ata, ficou 2 meses no Cartório, o que dificultou todo o processo. 
Com a ausência temporária da Diretora (Vivian Carla), Eu (Walney Gondim) assumi a Direção, ficando a vacância da vaga de Vice-Direção. Gleidson Ricarco (Coordenador Administrativo-Financeiro) tem ajudado nessa lacuna. 
Foi solicitado mais funcionários, porém, o que foi possível foi o aumento de carga horária de todos que solicitaram, sempre com o aval da Secretaria de Educação. 
Com o apoio das Coordenadoras "Dona" Lourdes, Ecleusa e, recentemente, Marisol, acreditamos que a Escola possa caminhanhar satisfatoriamente. É muito cedo para avaliar a atual Gestão, pois como afirmado acima, ainda estamos "atados financeiramente", incapacitados de promover as melhorias que a Escola necessita, e que já começaram na Gestão anterior. Mas, com muita vontade, e dedicação dos que fazem parte da Escola, conseguiremos cumprir o que foi prometido para o triênio da Gestão 2012-2014.
Infelizmente, existem pessoas que desconhecem o trabalho e torcem para que tudo saia errado, que nada funcione e que o caos seja a marca registrada na Escola. Para esses, deixamos parte da música Metal Contra As Nuvens, da Legião Urbana.

Não me entrego sem lutar
Tenho, ainda, coração
Não aprendi a me render
Que caia o inimigo então.

- Tudo passa, tudo passará...
E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz.
Teremos coisas bonitas pra contar.
E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos.
O mundo começa agora
Apenas começamos.

A Direção

O PAPEL DO DIRETOR

Como um maestro, o líder da equipe concilia o trabalho pedagógico com o administrativo

É possível fazer uma comparação entre o trabalho de um maestro e o de um diretor de escola. Ambos são líderes e regem uma equipe. O primeiro segue a partitura e é responsável pelo andamento e pela dinâmica da música. O segundo administra leis e normas e cuida da dinâmica escolar. Os dois servem ao público, mas a platéia do "regente-diretor" não se restringe a bater palmas ou vaiar. Ela é formada por uma comunidade que participa da cena educacional.
Mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática. Para Antônio Carlos Gomes da Costa, pedagogo e consultor, há três perfis básicos nessa função:

O administrador escolar 
- mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;

O pedagógico - valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;

O sociocomunitário - preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.

Como é muito difícil ter todas essas características, o importante é saber equilibrá-las, com colaboradores que tenham talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.

O que ele faz?
  • Incentiva iniciativas inovadoras.
  • Elabora planos diários e de longo prazo visando à melhoria da escola.
  • Gerencia os recursos financeiros e humanos.
  • Assegura a participação da comunidade na escola.
  • Identifica as necessidades da instituição e busca soluções.

 Publicado em NOVA ESCOLA Edição 161, Abril 2003.

MERENDA PARA O EJA

Ontem (15/05/2012), foi mais um dia para se esquecer. Me refiro aos atos de vandalismo que alguns alunos do EJA promoveram. Segundo relato da funcionária Maria José (Mazé), muitos pratos com a Merenda servida, foram jogados em salas de aulas, e derramadas em cima das carteiras. Infelizmente, até que a Promotoria se posicione (já que dia 23/05 às 14:00, temos um encontro com a Promotora), está suspensa a merenda no Noturno.
Acredito que estamos me uma Escola, coma Alunos, e não em uma penitenciaria rebelada. Ninguém é obrigado a estudar e a frequentar a Escola. A reabertura do Noturno para oferecer aos que querem adquirir conhecimentos, foi uma conquista, principalmente para a comunidade de Pau Brasil.
Portanto, direito tem, quem direito anda.
A Direção

O CARVALHO

Não há como substituir um velho companheiro.
Nada vale o tesouro de tantas recordações comuns, de tantos momentos difíceis vividos juntos, tantas desavenças e reconciliações; tantas emoções compartilhadas.
Não se reconstroem essas amizades.
É inútil plantar um carvalho na esperança de poder, em breve, se abrigar sob a sua sombra.
O belo pensamento é de Antoine de Saint-Exupèry, em seu texto "Terra dos homens", e nos remete a uma temática deveras importante: a construção de nossas relações com os outros.
Convidamos você, neste momento, a lembrar de um grande companheiro de sua vida: um velho companheiro, um amigo, um pai, uma mãe, um irmão, irmã, etc.
Passe uma revista rápida pelos anos de convívio e tente perceber como esta relação se formou e se consolidou ao longo do tempo.
Lembre-se das tantas emoções compartilhadas, dos momentos felizes e dos momentos tristes.
Certamente a cumplicidade, a amizade, o devotamento, não surgiram prontos, acabados.
Certamente a confiança e o profundo apreço não nasceram repentinamente.
Muito trabalho foi empregado aí, entre esses dois mundos de tantas afinidades, mas também de tantas diferenças.
O carvalho plantado precisou ser regado constante e esperançosamente. Precisou de tempo, de sol e de chuva.
Ambos hoje se abrigam sob sua sombra, depois de anos e mais anos de investimento mútuo.
Assim, parece simples de se entender a afirmação de Exupéry, de que é inútil plantar um carvalho na esperança de, logo em seguida, imediatamente após o plantio, já poder desfrutar de sua sombra.
A árvore leva tempo para se tornar frondosa. Porém, o tempo apenas não é suficiente.
Que adiantam cem anos de solo infértil, de estiagem, de falta de sol?
Não, um carvalho não cresce sem o cuidado da natureza, assim como uma relação de companheirismo não sobrevive se não for cuidada de perto, todos os dias.
Por isso, se desejamos poder deitar e curtir a sombra de um belo carvalho, lembremos de tratá-lo todos os dias com toda nossa dedicação.
O velho e bom companheiro de amanhã poderá ser o irmão das lutas de hoje, aquele com quem temos dificuldades, mas que temos tolerado, compreendido.
O carvalho moço ainda tem pouca e vacilante sombra. Ora está aqui, ora está acolá, sacudido pelos ventos das tempestades.
O carvalho moço ainda não se vê árvore, não se crê capaz de quebrar a luz do sol gritante.
Mas se bem cuidado vai se fortalecendo, agigantando a copa, e se tornando frondosa árvore.
O velho e bom companheiro de amanhã é o amigo que nos estende a mão hoje, e não permanece muito tempo na espera de outra que o ampare.
* * *
"Velho companheiro, de mil aventuras;
Quantas experiências, vivemos os dois.
... Coisas que me ensinaste, para nada serviam...
Mas bem me dizias: servirão depois.
Sempre me aconselhaste: na justa medida,
Vai gozando a vida... Sem nunca esqueceres,
De praticar o bem.
Porque a gente só goza, na justa medida,
Se ajudarmos outros, a gozar também".

Redação do Momento Espírita com base em citação de Saint-Exupéry, do livro "Felicidade, Amor e Amizade", ed. Sextante e de trecho de poema de Olímpio C. Neves, poeta de Luanda.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O SENTIDO DO QUE ACHAMOS QUE FAZ SENTIDO

Esta Postagem é uma que se encaixa com o que penso (Walney). A coisa mais fácil do mundo é dizer coisas que não são nossas, ou seja, é muito fácil dizer que o "outro" está errado. Ontem, dia 09/05/2012, mesmo com dispensa médica, fui atender à uma Mãe na Escola. Aprendi que na Vida somos responsáveis por tudo. Tudo? ??? Sim, tudo! O nosso olhar capta as coisas que nos cercam, que nos aflige, e até o que não podemos ver.
Ouvi de um "certo" locutor de Rádio, que a Espécie Humana está em processo de extinção. O que seria um processo de extinção? Posso pensar de vários pontos de vista (Religioso, Científico, Senso Comum, Teorias ainda não aceitas e convencionadas etc), mas, não posso fugir de que me compete, do real, do Humano, do dia a dia. Das verdadeiras coisas que fazem sentido. Se estamos em extinção é culpa nossa, dos nossos atos, e do nosso egoísmo em compartilhar verdades e sentimentos.
Muitas vezes estava na Escola, mas minha cabeça estava muito além de mim. Não sou Psicólogo, mas é fácil entender o que nos angustia. Como dizia a Legião Urbana "posso estar sozinho, mas sei bem onde estou"...
O que posso dizer se sou um de vocês; nasci na Pedagogia e, agora tenho que aplicá-la em sua maior essência. Felizes são os alienados, afirmou um grande amigo. Chego a pensar que vale ser alienado e participar de um Mundo que se mostra aparente; mas, que engole os que não conseguem alcançá-lo.
Acho que estou em um processo de transição (falo por mim, Walney), do que aprendi, para o que ainda vou aceitar como regra geral.
O que faz sentido??? Salário em dia?; filhos pelos canto?s; carro com ar condicionado, pois o calor é insuportável?
Quero finalizar agradecendo à todos que aceitaram assumir o seu lugar como formador de opinião; em um Mundo onde muitos querem ver o circo pegar fogo, sem ao menos contribuir para apagá-lo ou simplesmente, salvar o Palhaço.
O que realmente faz sentido?


quarta-feira, 9 de maio de 2012

REUNIÃO COM TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA

Hoje, dia 09/05/2012, as 16:00h, haverá uma Reunião com todos os Funcionários (Vigias, ASG's, Merendeiras) para tratar de interesse da Escola.
A Direção

terça-feira, 8 de maio de 2012

AOS PROFESSORES DO NOTURNO (EJA)

Por favor listem os alunos que não estão contribuindo para que o processo Ensino/Aprendizagem aconteça, ou seja, na linguagem popular, estão bagunçando, atrapalhando, desrespeitando os Professores e Funcionários, pois cada Aluno matriculado, assinou um Termo de Compromisso com a Aprendizagem.
Como ainda não temos um PPPP (Projeto Político Pedagógico Participativo) atualizado da Escola, temos que acionar o Termo e convocar os Responsáveis pelos Alunos. 
Diante dessa listagem tomaremos às devidas providências. 
A Direção

segunda-feira, 7 de maio de 2012

CONTATO COM MARCELO

Entrei em contato com Marcelo (Sindicato e Comissão do Fundeb) para tratar da ausência de um Vice-Diretor(a), pois como já informado, Vivian que é Diretora está afastada temporariamente, e gerir conflitos não é fácil. Ele, me garantiu que irá consultar à possibilidade de resolver esse problema o mais rápido possível.
Sejamos otimistas, pois só depende de nós fazermos o que nos foi destinado.
Assintam o vídeo abaixo.
A Direção

Depende de Nós

Ivan Lins

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

INFORME DA DIREÇÃO (WALNEY)

Infelizmente, fui acometido de uma enfermidade, já que minha pressão está alta, o que me fará ficar 5 dias em repouso e, farei testes cardíacos e ergométricos. Mesmo distante fisicamente da Escola, o meu telefone ficará ligado para qualquer situação que eu possa resolver. Acredito que somos uma Equipe comprometida, como já mencionado em outras postagens. Gleidson, Jó, Katiane, Dona Lourdes, Marisol e Ecleusa, juntamente com todos, "tocarão" a Escola com todo esmero. Pensem na Homenagem do Dia das Mães, farei o possível para estar presente. 
Estou preocupado com o noturno, pois pelo que me foi relatado ontem, e o que pude comprovar nas noites em que estive na Escola, a questão é caso de Polícia. 
Amanhã (08/052012), entrarei em contato novamente com a Secretaria de Educação para tratar sobre a falta de professores. Lembramos que foram protocolados três Ofícios (Comando Geral da Polícia, Promotoria de São José de Mipibu e Sindicado dos Trabalhadores em Educação de São José de Mipibu) e, em todos demostramos a realidade que a Escola atravessa.
Infelizmente, muitos aproveitaram o Encontro na Sexta-feira (04/05/2012) na Secretaria de Educação para tirar um dia de folga. Ou nós mudamos a realidade atual ou, no futuro teremos sérias perdas; falo isso como Professor e não como Diretor, função que estou temporariamente.
A Direção

A VOLTA DA EDUCADORA ECLEUSA

Hoje, dia 07/05/, Ecleusa confirmou à Direção que retornará à Escola Quarta-feira dia 09/05. Diante de tantos problemas que a Educação Mipibuense atravessa, acreditamos que o seu retorno só engrandecerá a nossa Equipe de Professores e Funcionários. 
A Direção

LISTA DE FREQUÊNCIA DO DIA 04.05.2012 PARA CONFERÊNCIA (ENCONTRO SOBRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA)



domingo, 6 de maio de 2012

O PAPEL DE CADA UM

Uma Escola deve ter vida própria, onde cada um deve ter clareza de seu papel. Todos sabem que a Diretora Vivian foi mãe recentemente e, ficará afastada por 6 meses. Durante esse tempo Eu, Walney Gondim, assumirei temporariamente a Direção da Escola. 
Todos sabem que tenho alguns problemas de saúde, mas, sei que também tenho uma responsabilidade, que muitas vezes não são compartilhadas com os colegas. Isso me faz adquirir uma sobrecarga de atribuições e cuidados, que muitas vezes não compete ao Diretor. 
Antes de mais nada sou Professor, e entendo o que cada companheiro sente. Estou Diretor, e um dia voltarei para as salas de aula.
Gostaria que cada um (Professor, ASG, Secretário(a), Merendeira, Vigia), independente da proximidade com a Direção, fizesse o seu melhor para realmente construir um ambiente ideal de trabalho, sem que ninguém fique "vigiando" o trabalho do outro.
Queremos adotar uma Gestão Participativa, na qual todos são responsáveis por construir uma Escola que faz sentido. 
Nos dias que a Direção não estiver presente na Escola, já que não temos ainda um substituto para a Vice-Direção, tudo funcione, pois cada um sabe muito bem o que deve ser feito, sem omissões e desistências das atribuições, para isso, podem contar com essa Gestão.
A Direção

SEMANA - 07/05 A 12/05/2012

Como todos sabem, foi protocolado o Ofício 002/2012 na Promotoria de São José de Mipibu, informando os problemas enfrentados pela Escola. Sugiro que cada um faça a sua parte para que a Escola possa funcionar normalmente, sem se esquivar de sua responsabilidade, pois se cobramos da Secretaria de Educação, temos a obrigação de fazermos a nossa parte.
A Direção

sábado, 5 de maio de 2012

DIA DAS MÃES


O Dia das Mães se aproxima e, nós que fazemos parte da Escola não podemos deixar passar em branco essa data tão especial. Pensem (Professores e Funcionários) em como fazermos uma homenagem as Mães que permitiram que nossos Alunos viessem ao Mundo.
Segunda-feira, discutiremos as possíveis ideias.
A Direção

sexta-feira, 4 de maio de 2012

FRASES PARA PENSAR

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Albert Einstein



NOVO CALENDÁRIO ESCOLAR

Nos foi informado pela Secretaria de Educação, que um Novo Calendário Escolar, para repor os dias parados com a Greve na Educação estava sendo elaborado, e que sábado (05/05/12) já seria um dia letivo. Esperamos oficialmente esse Novo Calendário, para acrescentarmos nele o dia 30/04/2012 - Segunda-feira que antecedeu do Dia  Mundial do Trabalho. Portanto, sábado dia 05/05 NÃO HAVERÁ AULA.
É bem verdade que ainda temos que desatar alguns nós que ainda persistem em atrapalhar o funcionamento pleno da Escola, mas, acreditamos que com a colaboração de todos, construiremos uma Escola forte em todos os sentidos. 
A Direção.

ENCONTRO SOBRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Hoje, 04/05/2012, no Auditório da Secretaria de Educação, nos turnos matutino e vespertino, os Professores, coordenadores Pedagógicos, Estagiários, estarão participando de um Encontro para aprofundamento sobre alunos com deficiência. 
Nossa Escola não é diferente das demais e, nem da Sociedade que nos cerca. Portanto, os envolvidos direta e indiretamente com alunos com deficiência foram convidados a participarem. Acreditamos que será um enriquecimento para nossa prática diária de Educador. A Escola funcionará em Horário reduzido, pois, alguns Professores do matutino decidiram ministrar suas aulas.
No noturno haverá aula normal, inclusive com merenda.
Obs.: os participantes do Encontro devem assinar sua presença, que posteriormente, será enviada para a Escola.

A TÃO DESEJADA MERENDA CHEGOU!!

Em entendimento com a Comissão da Merenda Escolar, juntamente com a Comissão do Fundeb, representantes da Secretaria de Educação, com a importante Mediação de MARCELO e RONDINELE, sem ressaltar a boa vontade do Supermercado do Telmo, finalmente, teremos MERENDA na Escola para todos os turnos, sem que ninguém precise tirar dinheiro do seu próprio bolso para garantir o que já é de Lei. Os recursos para aquisição da Merenda Escolar da Escola Clóris Trigueiro Peixoto já estão disponíveis.
Importante lembrar que o trâmite burocrático, de colher assinaturas da Ata e de seu Registro, ainda está em andamento, para posterior registro no Banco do Brasil das assinaturas dos Responsáveis por movimentar a Conta Bancária da Escola.
A Direção

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ofício 003/12 - Para o Núcleo Sindical dos Traballhadores em Educação em São José de Mipibu


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEC
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CLÓRIS TRIGUEIRO PEIXOTO
RUA DAS JAQUEIRAS, S/N, PAU-BRASIL, SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN

São José de Mipibu, 03/05/2012
Ofício n0 003/2012
De: Walney Gondim Ribeiro (Vice-Diretor da E. M. Professora Clóris Trigueiro Peixoto)
Para: Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação em São José de Mipibu
Assunto: Falta de Merenda Escolar e de Professores; além de problemas estruturais e materiais.

Ilmo. Sr. JOAQUIM TOMÉ,

            Pelo presente, venho comunicar ao Ilmo. Sr.  Na figura de Vice-Diretor da Escola Municipal Professora Clóris Trigueiro Peixoto, localizada na comunidade de Pau Brasil, que vivemos uma realidade que não favorece ao aprendizado do aluno, devido a falta de Merenda Escolar, de uma Cardápio Atualizado; quadro incompleto de Professores; Falta de Segurança, principalmente no turno Noturno, bem como, problemas estruturais enfrentados pela referida Escola.
            O mais preocupante é que os recursos já estão disponíveis no Banco do Brasil, mas, por processos burocráticos, não podemos movimentá-los, pois uma nova Ata teve de ser Lavrada, acarretando um novo processo burocrático, o que dificultará ainda mais a Gestão eleita democraticamente.
Tive que assumir a Presidência da referida Caixa Escolar, pois a Diretora (Vivian Carla Rodrigues) está em Licença Maternidade e; assim poder movimentar os recursos junto ao Banco do Brasil dos Programas destinados à Escola, mas impedido como afirmei acima.
O grande impasse é que essa problemática incide na redução da jornada diária de aula, ou seja, temos que liberar os alunos pela falta de Merenda Escolar e de Professores. O que cabe a atual Gestão da Escola, já foi providenciado, inúmeras ida à Secretaria de Educação e memorandos expedidos.
Entendemos que a Secretaria de certa forma é limitada em atender imediatamente as necessidades da Escola Clóris Trigueiro Peixoto, por causa de trâmites burocráticos e até licitatórios; isso acarretou que estamos tirando dinheiro do nosso bolso para que a Escola não tenha mais prejuízos.
Todos esses problemas que a Escola está enfrentando, nos motivou a procurar à Promotoria através do Ofício 002/12, conforme cópia em anexo e, expor uma verdade visível e angustiante, pois, muitas vezes somos hostilizados por alguns Pais que não compreendem o processo vivido.
Convidamos ao Ilmo. Sr. à comprovar in locu essa  realidade, e juntar-se à nós para encontrarmos uma solução, para que a Comunidade Estudantil não tenha ainda mais prejuízos.
            Convidamos a todos que fazem o Sindicato, a acompanha o nosso Blog clorispaubrasil.blogspot.com
Sem mais para o momento. Agradecemos a respeitosa atenção.


Walney Gondim Ribeiro
Vice-Diretor